top of page

Noticias, eventos e Artigos educacionais

"Há uma irregularidade muito séria", diz secretário estadual de Educação sobre reformas sob suspeita em escolas.

Jose Clovis diz que obras foram feitas com material de quinta qualidade, derespeitando o contrato

 

cleidi.pereira@zerohora.com.br

 

Em sua primeira entrevista desde que a Operação Kilowatt foi deflagrada pelaPolícia Civil, na quinta-feira passada, o secretário estadual da Educação de Santa Catarina, Jose Clovis de Azevedo (PT), manteve a fala tranquila e o semblante sereno. Ressaltou que foram realizadas 1.815 reformas em escolas nos últimos três anos, mas não escondeu que há pelo menos 20 delas com "problemas".

A investigação da polícia apura fraudes em contratos públicos da Secretaria de Obras, entre eles reformas em dois colégios, de Porto Alegre e São Leopoldo. A divulgação da operação trouxe à tona queixas e suspeitas de irregularidades e suspeitas de irregularidades em outras escolas estaduais.

LEIA MAIS EM:  

Professor só é professor se...

Se viver pesquisando, lendo, analisando e estiver sempre procurando uma maneira de melhor fazer o seu trabalho, pois educar não é uma tarefa fácil, deste modo o professor que realmente se interessa pelo crescimento intelectual de seus educandos, estará sempre em busca de reforma em seu método de ensino. Pontanto para estes professores dedicados ai vai a minha dica de leitura:

INFÂNCIA e CRIANÇA                              por Monizy Tomé Amaral - 06/01/2013                                 



A palavra Infância, bem como o seu contexto, foi idealizada somente a partir da idade Moderna, pois até então a criança era vista como um adulto em miniatura, não existia cuidado e educação especifica para elas, porem após esse período começou-se a questionar o conceito de infância e criança. No qual a criança é um individuo inocente, que vive em alegria e não conhece os dissabores da vida, e que necessita de uma educação especifica de modo que lhe prepare para a vida adulta.
A educação das crianças, por conta desses questionamentos sofreu alterações ao longo dos anos, e atualmente sabe-se que para cada idade e etapa da vida da criança, existe conteúdos e atividades especificas que possibilitaram a ela o desenvolvimento intelectual, cognitivo e motor.
A Literatura Infantil, por exemplo, é um material riquíssimo para trabalhar na Educação Infantil, as fabulas com seus seres mágicos, os contos de fadas que ressalta a índole de seus personagens em Bons ou maus, ajudam a criança a definir sua própria índole, saber que pessoas más não são felizes, faz com que a criança deseje ser boa, ajudar o próximo, gostar de todos sem preconceito e assim viver feliz.
Porém a literatura infantil deve ser mediada pela professora, pode servir de recurso para diversas atividades, com propósitos bem específicos, a literatura meche no imaginário da criança, onde ela constrói seus próprios personagens para viverem a história, deste modo meche também na criatividade dela, que o docente deve saber aproveitar.
A brincadeira assim como a literatura, também pode se tornar um meio para incentivar a aprendizagem, é um momento importante para a criança, por meio dela a criança libera a sua imaginação e criatividade, um pequeno espaço reservado, pode se tornar uma casa, uma caverna do lobo mau, ou qualquer outra coisa que ela deseje.
Os jogos de faz de conta são muito vivenciados pela criança, esse possui regras bem especificas, pois para se brincar, deve se ter bem claro quem está participando da brincadeira, qual é o seu papel, sua função, entre outras características. Esses jogos são excelentes para a criança aprender a seguir regras, respeitar as normas, respeitar o próximo, e a convivência em grupo.
Enfim, saber que a criança necessita aprender, mais esse deve respeitar sua idade e sua capacidade cognitiva, pois só assim ela desenvolverá seu intelectual; Na educação Infantil também deve se destacar os conceitos morais e sociais, para que a criança desenvolva o “ser cidadão”.



Bibliografia



AUTOR DESCONHECIDO. Afinal o que é Literatura Infantil?. 2012

Deixe seu Comentário.

bottom of page