top of page

Dicas para docência 

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". 

Paulo Freire​

As dicas abaixo foram retiradas da revista "Guia Prático para Professores da Educação Infantil" numa reportagem de Ivan Paganotti. - Edição nº 83 - Jan. 2010.

1-Conheça bem seus alunos

O professor necessita conhecer seu aluno, precisa tentar entende-lo, buscar saber quais são os anseios de seus alunos, e o que esses desejam com as aulas que virão, pois só assim o professor conseguirá planejar uma aula que condiza com a realidade vivida na sala de aula.

2- Reconheça as qualidades

Além de conhecer, é necessário elogiar as habilidades que os alunos demonstram em sala, pois isso os estimula ainda mais, fazendo com que o empenho em sala de aula seja ainda melhor. Os alunos possuem habilidades que lhe são próprias e o professor deve saber utiliza-las para melhorar o empenho do mesmo em sala de aula.

3 - Discuta os combinados

No inicio do ano letivo o professor já deve conversar com os alunos quais serão os combinados para organização da sala de aula. O professor deve ainda deixar bem claro quais serão as consequências caso algum aluno não cumprir com os combinados.

4 - Alimente a curiosidade

O professor precisa instigar seus alunos, levantar questionamentos, levando os alunos a pensarem a respeito, abrir espaço para que os alunos apontem suas duvidas e perguntas, e assim estará evitando uma relação unidirecional onde só o professor fala e o aluno é um mero ouvinte.

Reflita: "Tudo que ensinares hoje a seu aluno, será refletido no futuro dele, na sua formação de caráter e cidadão".  Monizy Amaral

5 - Demonstre a função do conhecimento





O professor deve trabalhar com temas próximos a realidade das crianças, pois assim dará sentido a tudo que é ensinado, dando um significado ao conteúdo ministrado. Procure discutir em sala por exemplo, assuntos e problemas ambientais, de modo que leve o aluno a perceber situações que presenciaram que fizeram bem ou mau ao meio ambiente.  

6 - Ensine Brincando e brinque ensinando





Na Educação Infantil não pode faltar brincadeiras, pois todo o conteúdo precisa ser passado por meio do lúdico. Para tanto o professor deve recorrer a jogos, brinquedos e músicas como instrumentos no processo pedagógico, deve propor também atividades ao ar livre. Ensinar por meio da brincadeira além de ser divertido, também pode ser abordado assuntos como 

Dicas de leituras

"DITADURA DA BELEZA E A REVOLUÇÃO DAS MULHERES"

Autor: Dr Augusto Cury.



Resumo: O livro relata o quanto as mulheres sofrem para estarem dentro dos esteriótipos da beleza feminina que são ditadas pela mídia,  Este padrão de beleza faz com que todas as mulheres que estão fora dele se sintam feias e excluídas.  Afinal pelo que se mostra nas novelas, comerciais e desfiles de moda,para uma mulher ser linda e "gostosa" tem que ser magra, ter cintura fina, pernas torneadas além de bunda e peitos grandes. Esse tipo de mulher para o trânsito e faz qualquer homem se apaixonar. Esse padrão está tão marcado em nossas vidas que quando vimos um mulher que está fora deste padrão acompanhada de um homem bonito logo se pensa "Ela tem dinheiro - ou - O que será que ele viu nela?".

Nós mulheres aceitamos esse padrão e não lutamos para que esse esteriótipo lançado pela mídia aos poucos aceite todas as mulheres... Afinal cada uma de nós possui uma beleza que lhe é única, sendo o sorriso, o olhar, a boca, enfim... Não apenas o corpo deve ser analisado, mais todo o conjunto....

Nas palavras do meu esposo ele sempre diz, "DEUS É JUSTO, ABENÇOA AS GORDINHAS COM UM ROSTO DIVINO"

Neste ponto discordo dele, nós mulheres devemos ser lindas num todo, e ter amor próprio. 

Este livro mostra com clareza essa beleza estereotipada e o quanto ela pode nos prejudicar, ensina as mulheres a se amarem e respeitarem seu corpo da maneira que ele é. O livro que toda mulher deveria ter como bíblia a ser seguida...

LEIAM E TENHO CERTEZA QUE IRÃO GOSTAR!



"O GUARDIÃO DE MEMÓRIAS"     -    Editora: Sextante     

Autor: Kim Edwards.  



Resumo: Este livro mostra claramente o quanto nossas escolhas podem dar rumo a nossa vida, e determinar nosso futuro, mostra também como é importante a inclusão, e como a sociedade reage diante do "anormal".

Em uma noite de tempestade o Dr. David Henry ao realizar o parto de sua mulher, que estava gravida de gémeos fez uma escolha que mudou o rumo de sua vida, um momento que deveria ser de alegria se torna um assombro pelo resto de sua vida.

No momento do parto o Dr David recebe primeiro um filho homem, é perfeito e com saúde, mas ao nascer a menina ele logo reconhece nela sinais da doença síndrome de Down, como medo e preocupado com o trabalho que o bebê daria, pediu a enfermeira que o acompanhava no parto, que levasse a criança para o lar de adoção, e disse a sua mulher que a menina não havia sobrevivido ao parto. Caroline a enfermeira, com pena da menina e tocada por aquele olhar frágil  decidiu mudar a sua vida, se mudar de cidade e criar a menina como sua própria filha.

Caroline enfrenta muitas barreiras, trava muitas lutas para conquistar um espaço na sociedade para que sua pequenina possa frequentar uma escola especial , possa ter uma chance de felicidade, para ter uma participação ativa na sociedade.

Norah a mãe das crianças sofre muito para preencher o vazio que sente por ter perdido sua bebê Phoebe, e seu marido sofre pela dor de uma traição e mentira que contou a ele.

A partir disso uma história de segredos, mentiras, conquistas se desenrola mostrando o quando as ações tomadas interferem em nossa vida futura.

Impossível não gostar de ler, uma história emocionante.

Comente

bottom of page